Notícias

Coronavírus: o que você precisa saber caso esteja em tratamento de reprodução assistida

09/04/2020

Muitas pessoas estão preocupadas e com dúvidas sobre o tratamento de reprodução assistida durante este período de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19). Separamos algumas recomendações. Confira:

1. Quais são os sintomas do Covid-19?

Os sintomas mais comuns do Covid-19 são: febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes também podem sentir dor, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia. Uma em cada seis pessoas desenvolve dificuldades respiratórias e existem até alguns casos de pessoas assintomáticas.

2. Como o Covid-19 afeta as mulheres grávidas?

Embora poucos dados estejam disponíveis de mulheres grávidas afetadas pelo Covid-19, este é um vírus do trato respiratório, com atuação semelhante à gripe, o que não tem nenhum comprometimento ao feto. Contudo, ainda não existe comprovação científica de que o risco é nulo ou que as mulheres grávidas têm maior probabilidade de serem infectadas. Por isso nossa indicação é de que, se houver suspeita de infecção, siga o protocolo usual de aviso às autoridades competentes.

3. O Covid-19 pode afetar o bebê?

Ainda não se conhece complicações graves aos recém-nascidos cujas mães foram infectadas pelo Covid-19. Mas os dados científicos ainda são escassos. Há a possibilidade de transmissão da mãe infectada para o recém-nascido por secreções maternas, por isso é recomendada a separação temporária do recém-nascido da mãe. Porém, esta conduta ainda requer maiores esclarecimentos.

4. O que fazer se tiver viajado recentemente para a área afetada?

No caso de ter viajado recentemente ou ter tido contato com pessoas que vêm de áreas de risco e não apresentam sintomas, uma vida normal pode ser realizada. Será necessário monitorar, durante os 14 dias seguintes, sintomas como febre acima de 37,8ºC, desconforto geral, tosse ou dificuldade respiratória. No caso de viajar e apresentar sintomas, é necessário entrar em contato com os serviços de saúde.

Se você é nossa paciente e tem uma consulta agendada conosco nos próximos dias, informe-nos para que possamos orientá-la sobre o melhor a fazer.

De qualquer forma, atualmente a recomendação para mulheres grávidas é para não viajar, especialmente para áreas onde há transmissão comunitária do vírus.

5. Onde posso encontrar informações atualizadas sobre o Covid-19?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) oferece informações atualizadas sobre o número de casos e mortes em seu site (who.int/eportuguese). No Brasil, os dados são atualizados diariamente pelo Ministério da Saúde em: coronavirus.saude.gov.br

Ficou com dúvida? Entre em contato conosco pelo WhatsApp: (48) 99947-1497.
E não esqueça, se você puder, fique em casa!