A análise seminal faz parte da investigação inicial da infertilidade conjugal e engloba uma série de testes que avaliam o potencial fértil masculino.
Para realizar o exame, orienta-se ao paciente abster-se de atividade sexual ou masturbação por um período de 2 a 5 dias.
O método ideal para coleta da amostra seminal é a masturbação, realizada em uma sala apropriada, anexa ao laboratório. A coleta da amostra pode ser realizada em casa, desde que o material seja encaminhado e recebido no laboratório em até 30 minutos após a coleta. O frasco com a amostra colhida deve ser transportado próximo ao corpo para minimizar variações térmicas.
Durante o espermograma, verifica-se primeiramente se características seminais, como volume, cor, pH, viscosidade e liquefação, estão normais. Após isso, com o auxílio de câmaras especiais, a amostra seminal é avaliada quanto aos parâmetros microscópicos: concentração, motilidade, morfologia e vitalidade espermática, concentração de células redondas e de neutrófilos.
VoltarEm 40% dos casos a causa é masculina e noutros 40% a causa é feminina, em 20% dos casos há associação de problemas femininos e masculinos.
Ler maisA infertilidade pode ser definida como a situação na qual um casal não consegue engravidar após um ano de tentativas regulares, após esse período deve-se procurar um especialista.
Ler maisOs exames mais comuns solicitados para as mulheres são a histerosalpingografia, dosagens hormonais, e ultrassom.
Ler mais